Você sente dor ao caminhar ou percebeu uma saliência incômoda na lateral do seu pé? Pode ser joanete! Essa condição ortopédica afeta milhões de brasileiros e pode comprometer a qualidade de vida. Saiba mais sobre as causas, prevenção e os melhores tratamentos para o joanete.
O joanete é uma deformidade que afeta a articulação do dedão ou do dedo mindinho do pé, formando uma protuberância óssea. Essa condição pode causar dor, inflamação e dificuldades ao usar calçados apertados.
O desenvolvimento do joanete pode estar relacionado a diversos fatores, incluindo:
Uso de sapatos inadequados, como os de bico fino e salto alto;
Fatores genéticos;
Doenças osteoarticulares, como artrite reumatoide;
Alteracões biomecânicas que afetam a distribuição do peso nos pés.
A prevenção do joanete está diretamente ligada aos cuidados com os pés e escolha de calçados adequados. Algumas dicas incluem:
Usar calçados confortáveis e com bom espaço para os dedos;
Optar por palmilhas ortopédicas para melhorar a distribuição do peso;
Utilizar protetores para joanetes, que ajudam a reduzir a pressão sobre a região afetada;
Evitar o uso excessivo de salto alto.
Se você já tem joanete e sente dor, existem tratamentos que podem aliviar o desconforto e melhorar sua mobilidade:
Tratamentos Conservadores: Uso de espaçadores para os dedos, fisioterapia, aplicação de gelo para reduzir a inflamação e medicamentos para dor;
Uso de Palmilhas Especiais: Ajuda a corrigir o apoio do pé e diminuir a pressão na articulação;
Cirurgia Para Joanete: Indicada em casos graves, quando a dor e a limitação de movimento comprometem a qualidade de vida do paciente.
Consulte um Especialista
Se você sente dor ou percebe que seu joanete está piorando, busque a ajuda de um ortopedista. O tratamento precoce pode evitar complicações e proporcionar mais conforto no dia a dia.
O Dr. Ricardo Corrêa Fávero Júnior é ortopedista em Varginha e atende na clínica Iorthra está localizada na Av. Santa Luiza, 600, Santa Luiza, Cep: 37026-693, Varginha, Minas Gerais. Agende uma consulta em um dos seguintes telefones (35) 99944-2329, (35) 9 9815-7305 ou (35) 3212-7225.